Associações de Franceses em Portugal: saiba quais são

Associações de Franceses em Portugal: saiba quais são

Há várias associações de franceses em Portugal, até porque são cada vez mais os franceses que optam por aterrar em território luso para uma vida mais descansada — seja à beira mar, nas praias que se encontram de norte a sul, no campo ou nas cidades mais movimentadas, como Lisboa e Porto. Os números do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) indicam que, no final de 2018, a comunidade francesa em Portugal já tinha mais de 16 mil membros.

Apesar das facilidades burocráticas asseguradas pela União Europeia e dos benefícios fiscais oferecidos pelo governo português, nem sempre é fácil mudar de país. É por este motivo que cada comunidade conta com o apoio de organizações que facilitam o processo de mudança. 

Français du Monde – ADFE Portugal

Com mais de 150 departamentos espalhados pelo mundo, a associação Français du Monde tem uma sucursal na capital lusa. 

Reconhecido pelo seu papel de utilidade pública, este grupo pretende responder a quaisquer questões que possam surgir aos membros da comunidade francesa que queiram mudar de país, independentemente da sua condição ou origem. 

A Français du Monde apresenta-se como uma defensora dos mais vulneráveis e da diversidade cultural e uma promotora do exercício da cidadania. Além disso, tem por objetivo defender os interesses dos expatriados franceses em Portugal e promover a justiça social. Saliente-se também o papel de difusora de informação sobre eventos de convívio e intercâmbio. 

Onde: Avenida Luís Bivar 91 / 1050-143 Lisboa

Email: adfeportugal@gmail.com

Telefone: +351 927 469 082

Lisbonne Accueil

Filiada à Fédération Internationale des Accueils Français et Francophones à l’Étranger, a Lisbonne Accueil é uma organização de voluntários com mais de 30 anos de existência.

Com o conhecimento desenvolvido pelos seus membros — e que foi aprofundado ao longo das várias décadas de existência desta comunidade —, o grupo pretende facilitar os processos burocráticos da sua entrada em Portugal, disponibilizando informação e garantindo assessoria, através de reuniões marcadas atempadamente. 

Mas a missão da Lisbonne Accueil não termina aqui: outra das metas é ajudá-lo a descobrir Lisboa e a sua cultura através de várias atividades. Esta comunidade compromete-se a dar-lhe a conhecer portugueses, para compreender a fundo a nova cultura em que está inserido. Encontros, atividades culturais e festas são apenas alguns dos eventos que esta associação partilha com os seus membros através de boletins mensais.

Onde: Rua Cidade de Beja 56C 1º dt, 2775-287 Parede 

Email: lisbonne.accueil@gmail.com

Telefone: +351 927 546 516

Association Vivre à Porto

Não é só a capital portuguesa que conta com comunidades francófonas. Também o Porto conta com a Vivre à Porto, uma associação nascida em 2009 que se apresenta primeiro como um blogue com dicas úteis para apoiar os franceses que se pretendem mudar para a conhecida “Cidade Invicta” — nome dado pela Rainha D. Maria II, durante o século XIX, depois do exército da cidade ter resistido a um cerco.

Email: vivreaporto@gmail.com

Telefone: +351 962 033 831

Associação dos Franceses do Norte de Portugal (A.F.N.P.)

Também sediada no Norte de Portugal, a A.F.N.P é uma associação que se dedica à integração de franceses em Portugal. Tal objetivo é conseguido através da partilha do conhecimento local e divulgação de eventos, que oscilam entre simples caminhadas e pomposas noites de gala. Refira-se ainda a componente empresarial da A.F.N.P, que diz fazer uma avaliação aos negócios dos seus membros, e a disponibilização de uma rede de serviços, que passam por babysitting, arrendamento e venda de casas.

Union des Français de l’Étranger (UFE)

A UFE é uma das maiores associações, senão a maior, de apoio aos franceses que estão em Portugal. Esta organização, que tem grupos em LisboaCentro Oeste Algarve, não só está espalhada por mais de 100 países, como também é a mais antiga do seu género, contando com mais de 90 anos de existência. É sob o mote “cada grupo é um pequeno pedaço de França no exterior” que os membros da UFE pretendem apoiar os seus compatriotas.

by : novobanco 

Finanças & Direito

® OUR HOME PORTUGAL Todos os direitos reservados.
Powered by Casafari CRM
(0) (0)
+351 930 406 103 +351 962 417 399
O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais