Mudar-se para Portugal? Aqui estão algumas dicas úteis de um colega expatriado

Mudar-se para Portugal? Aqui estão algumas dicas úteis de um colega expatriado


MUDAR-SE PARA PORTUGAL? AQUI ESTÃO ALGUMAS DICAS ÚTEIS DE UM COLEGA EXPATRIADO


Quer esteja a mudar-se para Portugal para um determinado estilo de vida, para trabalhar, juntar-se à família ou para investir, o conselho de um colega expatriado pode tranquilizá-lo.

 

1. VISITE PORTUGAL ANTES DE FAZER A MUDANÇA PERMANENTE


Mudei-me para Portugal há pouco mais de 7 anos e, apesar de ter demorado algum tempo a instalar-me, posso dizer com confiança que adoro viver aqui. A realidade muitas vezes pode ser diferente do que você vê em folhetos ou em feeds do Instagram cuidadosamente selecionados. Além disso, sua experiência pode variar significativamente de região para região. Por esta razão, sempre recomendo que amigos e clientes visitem Portugal e explorem diferentes regiões antes de se mudarem para cá.

Portugal tem várias regiões amigas dos expatriados, incluindo o Algarve, Lisboa, todas com o seu próprio charme e estilo de vida. Faça uma viagem a Portugal para se familiarizar.Ao explorar, considere suas prioridades, como clima, custo de vida, instalações de saúde e proximidade com amenidades. Há muitas coisas que a internet simplesmente não consegue capturar.

 

2. APRENDA A LÍNGUA


Embora seja perfeitamente possível conviver com o inglês, o consenso geral entre a comunidade de expatriados com quem falei é que conhecer o idioma é uma grande vantagem para se estabelecer e viver em Portugal. Você também tem que passar por um teste de idioma se quiser se naturalizar um dia.

Com paciência e perseverança, é possível aprender um novo idioma como o português, e pode até ser divertido. Obtenha uma vantagem inicial antes de sair usando uma ferramenta de aprendizado de idiomas como o Duolingo ou Babbel. O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) oferece cursos online que podem ser usados como ferramenta de aprendizagem.

 

3. DESCONFIE DE GRUPOS DO FACEBOOK


Embora sejam uma ótima maneira de conhecer a comunidade de expatriados em Portugal, compartilhar ideias e construir relacionamentos com pessoas que pensam da mesma forma, também pode ser uma receita para o desastre. Qualquer informação que você encontrar nesses grupos deve ser levada com um grão de sal, principalmente quando se trata de investimento e planejamento tributário.

Procure sempre aconselhamento profissional sempre que possível. Como planejador financeiro qualificado tri-regulado (UE/Reino Unido e SA), me deparei com vários casos em que o conselho do profissional certo poderia ter evitado que problemas ocorressem ou oportunidades fossem perdidas.

 

4. FAMILIARIZE-SE COM O SISTEMA FISCAL PORTUGUÊS


Apesar dos muitos benefícios de viver em Portugal, entender o sistema tributário português é fundamental, especialmente quando se trata de renda do trabalho e suas obrigações previdenciárias.

Regime do Residente Não Habitual (RNH) em Portugal
O programa de Residência Não Habitual em Portugal é um regime fiscal estabelecido pelo Governo para atrair residentes e investidores de "elevado valor". Ao abrigo deste regime, pode qualificar-se para:

Uma isenção fiscal de 10 anos sobre rendimentos estrangeiros elegíveis
Uma taxa de imposto fixa de 10% sobre os rendimentos de pensões no estrangeiro
A possibilidade de isenção de impostos sobre dividendos, rendimentos imobiliários e royalties
O NHR está disponível apenas para novos residentes fiscais, por isso é essencial planejar com antecedência se você quiser aproveitar. O RNH exige residência fiscal*, tempo passado no país, mas não investimento de capital e o requerente não deve ter sido residente fiscal em Portugal nos últimos cinco anos.

*Deve estar presente em Portugal por mais de 183 dias consecutivos ou não, em qualquer período de 12 meses ou menos, mas com a intenção de manter e ocupar, como residência permanente.

 

5. NÃO SE ESQUEÇA DO PLANEJAMENTO PATRIMONIAL


Mudar de país significa mudar de jurisdição tributária e isso pode ter um impacto em seus investimentos, objetivos e planejamento financeiro futuro.

Uma vez tomada a decisão de se mudar, é importante consultar uma empresa de planejamento financeiro internacional antes de se mudar para o exterior. Aqui estão apenas algumas das principais considerações de riqueza como um expatriado da África do Sul, do Reino Unido ou dos EUA.

Vai mudar da África do Sul? Considere suas anuidades de vida

Se você tem anuidades vivas na África do Sul ou está perto da idade de aposentadoria para poder se qualificar para comprar uma, elas podem ser estruturadas para aproveitar ao máximo a maximização da exposição offshore.

Mudando do Reino Unido? Considere a sua pensão

As pensões antigas podem muitas vezes manter estratégias de carteira centradas no Reino Unido e são geralmente denominadas em GBP.

 

À medida que suas circunstâncias mudam, o descasamento de responsabilidade se torna um fator e a necessidade de alinhar sua estratégia de investimento às suas novas circunstâncias seria uma discussão fundamental a se ter. QROPS são soluções que podem ser adequadas. No entanto, essas estruturas podem ser caras e não são necessariamente uma solução única, portanto, um SIPP (Self Invested Pension Plan) de várias moedas pode ser uma opção melhor.

 

Mudando dos EUA? Considere seus investimentos discricionários

 

Como cidadão dos EUA, sua carteira de investimentos é provavelmente centrada nos EUA (a maioria de seus investimentos está baseada nos EUA). Os investimentos discricionários, que incluem estruturas isentas de impostos ou obrigações de investimento, dificilmente serão eficientes do ponto de vista fiscal agora que se está a mudar para Portugal e existem várias soluções diferentes disponíveis.

 

O primeiro passo é falar com um planeador financeiro transfronteiriço sobre se as suas atuais estruturas de investimento ainda vão funcionar em Portugal ou se existem soluções mais adequadas. Qualquer reestruturação necessária deve ser feita antes de se mudar para Portugal.

 

Esses são apenas alguns exemplos das muitas maneiras pelas quais a mudança para uma nova jurisdição pode impactar seu planejamento financeiro. Recomendamos que fale com um consultor pelo menos seis meses antes de pretender sair para garantir que todas as suas estruturas financeiras estão adaptadas às suas novas circunstâncias.


Observação: Esta comunicação é apenas para fins informativos e não se destina a constituir, e não deve ser interpretada como, conselhos de investimento, recomendações de investimento ou pesquisa de investimento. Você deve procurar aconselhamento de um consultor profissional antes de embarcar em qualquer atividade de planejamento financeiro.

Finanças & Direito

® OUR HOME PORTUGAL Todos os direitos reservados.
Powered by Casafari CRM
(0) (0)
+351 930 406 103
O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais