10 coisas que deve saber antes de visitar Lisboa

17 fevereiro 2024
10 coisas que deve saber antes de visitar Lisboa

10 coisas que deve saber antes de visitar Lisboa

 

  • 1Lisboa é muito montanhosa, mas os passeios são recompensados com vistas magníficas no topo, a partir de vários miradouros. Cada um oferece uma perspectiva diferente, e o miradouro-hopping é uma das experiências mais memoráveis (e dignas de Instagram) da cidade.

  • 2. A costa em torno de Lisboa tem uma variedade de belas praias. Alguns têm as ondas perfeitas para surfar, outros não têm ondas, mas são todos limpos e arenosos. Alguns estão lotados, outros são selvagens e quase desertos. Se você estiver na cidade nos meses de primavera e verão, tente prolongar sua estadia por um ou mais dias na praia.

  • 3. Lisboa é uma das cidades mais antigas da Europa (é a segunda capital mais antiga depois de Atenas), mas a maior parte do centro data do final de 1700.  Isso porque um dos piores terremotos registrados destruiu a maior parte dele em 1755, e teve que ser completamente reconstruído. Apenas quatro bairros centrais antecedem o desastre - a antiga Alfama e Mouraria abaixo do castelo, a Madragoa perto da frente ribeirinha e  o Bairro Alto, situado no início de 1500 numa colina. Passear por esses bairros históricos é uma das experiências mais gratificantes da cidade, especialmente se você gosta de fotografar.

  • 4. Lisboa começou como um porto comercial fenício chamado Alis Ubbo ("Costa Delícia"), depois tornou-se parte do império romano, antes de ser tomada pelos visigodos e mouros. Quando a nova nação de Portugal foi fundada em 1139 no norte da Península Ibérica, o rei decidiu expandir seu território e conquistou as terras ao sul, que incluíam Lisboa, em 1147. Tornou-se a capital portuguesa em 1385, e acabou governando um império global na "Era dos Descobrimentos" (séculos 15 e 16). Os marcos mais emblemáticos da cidade datam deste último período, incluindo a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos, ambos Património Mundial e exemplos primordiais da arquitetura manuelina (um estilo gótico tardio português).

  • 5. Para chegar ao topo das colinas mais altas, nada supera os bons e velhos bondes e funiculares. Lisboa preserva veículos antigos com interiores em madeira, e eles passam por algumas das ruas mais pitorescas da cidade.  A única desvantagem é que eles são transportes públicos, por isso estão sempre lotados e podem ser desconfortáveis se você não conseguir um assento. Felizmente, existem agora rotas apenas para turistas, onde você pode sempre desfrutar confortavelmente do passeio e das vistas ao longo do caminho: passeios de bonde de Lisboa

  • 6. Uma das características mais marcantes de Lisboa é a utilização de azulejos decorativos para adornar fachadas inteiras . Podem ser padrões geométricos, cores sólidas ou murais monumentais. A tradição começou em 1700, e muitas vezes ainda é aplicada a edifícios modernos. Dentro de igrejas e palácios, você verá principalmente painéis azuis e brancos do período barroco, criando uma arquitetura distinta que você não verá em nenhum outro lugar do mundo.

  • 7. Lisboa tornou-se um grande centro de arte de rua, com dois grandes nomes locais a deixarem a sua marca na cidade: Vhils (que esculpe rostos em edifícios) e Bordalo II (que cria arte a partir do lixo). Você certamente encontrará suas peças enquanto caminha pela cidade, juntamente com obras de artistas estrangeiros.

  • 8. Lisboa é uma das poucas cidades do mundo que desenvolveu um estilo musical próprio. Buenos Aires tem o seu tango, Nova Orleães tem jazz, o Rio de Janeiro move-se para o samba e Sevilha dança flamenco, enquanto Lisboa ouve fado. São principalmente poemas nostálgicos e melancólicos recitados ao som de guitarras, mas você não precisa entender as palavras para sentir a emoção de uma performance. Ouve-se nas "casas de fado", que são restaurantes com actuações ao vivo de cantores profissionais ou amadores, maioritariamente nos bairros de Alfama, Mouraria e Bairro Alto.

  • 9. Um clima ameno convida os lisboetas a aproveitarem as suas noites nas ruas. Nenhum fim-de-semana na cidade está completo sem bar-hop nos bairros do Bairro Alto e do Cais do Sodré - toda a gente compra uma bebida lá dentro e fica a conversar à porta ou na rua, antes de se mudar para outro bar para repetir a dose. 

  • 10. A geração mais jovem em Lisboa fala inglês muito bem, então você não terá problemas para se comunicar. Ainda assim, aprenda algumas palavras básicas em português: "obrigado" é "obrigado" (nunca use "gracias" — você não está na Espanha!), "bom dia" é "bom dia", "boa tarde" é "boa tarde", "boa noite" é "boa noite/noite" e "fala inglês?" é "você fala inglês?"

® OUR HOME PORTUGAL Todos os direitos reservados.
Powered by Casafari CRM
(0) (0)
+351 930 406 103
O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais