Cuidados de saúde para cidadãos do Reino Unido que vivem em Portugal

Cuidados de saúde para cidadãos do Reino Unido que vivem em Portugal

Esta informação é sobre viver em Portugal. Há diferentes orientações sobre como visitar Portugal. 

Precisa de estar registado como residente em Portugal para aceder aos cuidados de saúde do Estado.

Os cuidados de saúde do Estado em Portugal não são totalmente gratuitos. Os custos de saúde são cobertos pelo Estado e os pacientes pagam taxas de usuário padrão, conhecidas como "taxas moderadoras".

Os cidadãos do Reino Unido costumam aceder ao sistema de saúde português de uma das seguintes formas:

  • registar-se para utilizar o Serviço Nacional de Saúde português como residente
  • utilizar um Cartão Europeu de Seguro de Doença (EHIC) ou um Cartão Global de Seguro de Doença do Reino Unido (GHIC) para estadias temporárias durante os estudos ou como trabalhador «destacado» (destacado)
  • registo de um formulário S1 emitido pelo Reino Unido (ver «Cuidados de saúde financiados pelo Reino Unido: obter e utilizar um formulário S1 em Portugal» abaixo)

Cuidados de saúde se vive e trabalha em Portugal

Se está a planear mudar-se para Portugal, consulte a orientação sobre Viver em Portugal para obter mais informações sobre os requisitos de visto e residência.

Você deve mostrar o comprovante de cobertura de saúde:

  • antes de poder registar-se como residente
  • quando você solicita um visto

Para obter detalhes sobre a cobertura de cuidados de saúde necessária para pedidos de residência, contacte as autoridades locais em Portugal ou a embaixada ou consulado de Portugal apropriado no Reino Unido.

Todos os que se registaram como residentes também podem registar-se para aceder ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) na mesma base que um cidadão português.

Isso é o mesmo se você estiver empregado, autônomo ou não estiver trabalhando.

Pode ter direito a um CESD   português para viajar, incluindo visitas ao Reino Unido.

Pode também ter o direito de solicitar um S1 do Reino Unido se começar a receber uma pensão do Estado do Reino Unido (ver «Cuidados de saúde financiados pelo Reino Unido: obter e utilizar um formulário S1 em Portugal» abaixo).

Como se inscrever para cuidados de saúde

Antes de se registrar para cuidados de saúde, você precisa se registrar como residente.

Se você estiver empregado, você também precisará do seu número de segurança social (NISS). Obtenha isso do seu empregador ou solicite-o ao escritório de impostos se você for autônomo.

Para se inscrever nos cuidados de saúde, dirija-se ao seu centro de saúde local. Você precisará do seu:

  • certificado de residência
  • passaporte
  • número de identificação fiscal (NIF) da sua repartição fiscal local (finanças)
  • número de segurança social (NISS) se for trabalhador assalariado ou independente

Depois de se registrar, você receberá um número de saúde (número de utente de saúde). Mostre isso quando você visitar um médico no sistema de saúde do estado.

Como aceder aos serviços de saúde

Encontre o hospital ou clínica mais próximo no site do Serviço Nacional de Saúde.

Quanto você vai pagar

Você paga taxas moderadoras padrão (taxas moderadoras) para serviços de saúde do estado em Portugal.

Isso significa que você pagará um valor fixo dependendo do serviço. O seu médico em Portugal poderá dizer-lhe o que vai pagar por qualquer tratamento.

Quanto você paga dependerá do que você está sendo tratado e como você acessou o sistema de saúde. O Ministério da Saúde português publica detalhes sobre as taxas moderadoras  .

Exemplos do que você pagará são:

  • 5 euros para uma consulta de GP
  • 15 euros para ir para a A&E

Você precisará pagar algo para o custo de qualquer medicamento prescrito.

Você pode estar isento de pagar taxas por alguns serviços, prescrições e tratamentos, por exemplo, se você for:

  • grávida
  • uma criança com menos de 12 anos
  • desempregado

Saiba mais sobre o pagamento de taxas moderadoras no site do SNS ou fale com o seu médico de família em Portugal.

Os cuidados dentários não são habitualmente cobertos pelo Serviço Nacional de Saúde.

Se o seu empregador no Reino Unido o tiver enviado para Portugal temporariamente ("trabalhadores destacados")

Um trabalhador destacado, também conhecido como «trabalhador destacado», é alguém que trabalha por conta de outrem ou por conta própria no Reino Unido, mas que é temporariamente enviado para um país do Espaço Económico Europeu (EEE).

Os trabalhadores destacados no Reino Unido podem aceder aos cuidados de saúde em Portugal através de um formulário EHICGHIC ou S1.

O HMRC tem uma linha de apoio para consultas de Seguro Nacional de residentes de fora do Reino Unido. Eles podem responder a perguntas sobre o status de trabalhador destacado e explicar quais documentos você precisará para obter cuidados de saúde enquanto estiver postado.

Cuidados de saúde financiados pelo Reino Unido: obter e utilizar um formulário S1 em Portugal

Existem orientações diferentes se tiver um S1 como «trabalhador destacado» (ver «Se o seu empregador no Reino Unido o tiver enviado temporariamente para Portugal («trabalhadores destacados»)» acima).

Pode ter direito a cuidados de saúde estatais pagos pelo Reino Unido se for residente em Portugal e receber uma pensão do Estado do Reino Unido ou uma prestação exportável. Consulte Planejando seus cuidados de saúde no exterior no site do NHS para obter mais informações sobre elegibilidade.

Você também pode ter direito a um formulário S1 se for um trabalhador fronteiriço (alguém que trabalha em um estado e mora em outro). Você deve entrar em contato com as consultas do HMRC National Insurance para descobrir se você é elegível.

Nem todos os benefícios do Reino Unido que podem ser reivindicados no exterior dão direito a cuidados de saúde financiados pelo Reino Unido. Leia mais sobre como solicitar benefícios se você se mudar para o exterior ou entre em contato com o Jobcentre Plus para perguntar sobre um benefício.

Depois de ter um formulário S1, deve registrá-lo no sistema de segurança social português.

Isto significa que você e os seus dependentes terão direito a cuidados de saúde estatais em Portugal nas mesmas condições que um cidadão português.

Você também terá:

Os dependentes e os membros da família podem ser classificados de forma diferente em Portugal do que no Reino Unido.

Verifique com as autoridades locais quando você registrar seu formulário S1.

Se tiver direito a um formulário S1 como dependente de um pensionista do Estado, a sua cobertura de saúde será cancelada assim que começar a reclamar a sua pensão do Estado do Reino Unido.

Você receberá um novo formulário S1 para o seu endereço registrado do NHS Overseas Healthcare Services. Você deve registrar este formulário para garantir a continuação da cobertura de saúde.

Você é responsável por informar a NHS Overseas Healthcare Services se você mudar seu endereço ou suas circunstâncias mudarem.

Serviços de saúde no exterior do NHS
Telefone: +44 (0)191 218 1999
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Sábado, das 9h às 15h

Como obter um formulário S1

Se você tiver uma Pensão do Estado do Reino Unido ou outro benefício exportável qualificado, você deve solicitar um formulário de inscrição por telefone do NHS Overseas Healthcare Services (consulte os detalhes de contato acima).

Como utilizar um formulário S1 em Portugal

Cadastre seu formulário S1 em qualquer agência de segurança social.  

Você também precisa registrar seu formulário S1 em seu centro de saúde local.

Você precisará do seu:

  • Formulário S1
  • passaporte
  • certificado de residência

Você também pode precisar do seu número de identificação fiscal (NIF). Você pode obter isso do escritório fiscal local. Depois de se registar num centro de saúde, ser-lhe-á emitido um número de saúde (número de utente de saúde). Isso mostra que você tem direito a cuidados de saúde do Estado na mesma base que um cidadão português.

Se você estiver enfrentando atrasos no registro de seu S1 com as autoridades locais e precisar de tratamento de emergência ou urgência, entre em contato com os Serviços de Saúde no Exterior pelo telefone 0044 191 218 1999.

Estudar em Portugal

Você deve solicitar um GHIC de Estudante para obter cuidados de saúde medicamente necessários, fornecidos pelo estado durante o seu período de estudo em Portugal, seja para parte ou para todo o seu curso. Isto significa que obterá os serviços de saúde necessários na mesma base que um cidadão português, gratuitamente ou a um custo reduzido.

Se já possui um CESD de Estudante válido, pode utilizá-lo até que o cartão expire.

Leia mais sobre elegibilidade e como se inscrever

Recebendo tratamento no Reino Unido

Como o NHS é um sistema baseado em residência, de acordo com as regras do NHS, os cidadãos do Reino Unido que se mudam para o exterior de forma permanente podem perder o direito a cuidados de saúde gratuitos do NHS.

Se é nacional do Reino Unido e se muda para a UE, não deve esperar poder utilizar os serviços do NHS gratuitamente quando visita o Reino Unido, a menos que tenha um EHIC, RPC ou S2 para mostrar que os seus custos de saúde são financiados pelo país da UE em que vive atualmente, ou se aplica outra isenção.

Alguns ex-residentes do Reino Unido não têm que pagar pelo tratamento do NHS quando visitam a Inglaterra. Isso inclui:

  • Pensionistas de guerra do Reino Unido
  • Funcionários do governo do Reino Unido
  • Cidadãos do Reino Unido que residam na UE em ou antes de 31 de dezembro de 2020, uma vez que tenham um S1 registado e emitido pelo Reino Unido

Leia mais sobre como utilizar o NHS quando já não vive no Reino Unido (consulte "Cidadãos do Reino Unido que já não vivem no Reino Unido" em Saúde para visitantes da UE no Reino Unido).

Se você voltar a morar no Reino Unido, poderá usar o NHS como qualquer outro residente do Reino Unido.

by Healthcare for UK nationals living in Portugal - GOV.UK (www.gov.uk)

Finanças & Direito

® OUR HOME PORTUGAL Todos os direitos reservados.
Powered by Casafari CRM
(0) (0)
+351 930 406 103 +351 962 417 399
O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais