O Guia Completo de Olhão

10 março 2023
O Guia Completo de Olhão

O Guia Completo de Olhão


Olhão é uma cidade piscatória tradicional no leste do Algarve, Olhão é uma ótima cidade para explorar e é perfeita para uma viagem de um dia para experimentar um pouco do verdadeiro Algarve. É também um óptimo ponto para explorar a Ria Formosa, e com boas ligações de transportes para a região mais vasta e alguns dos pontos de beleza mais tradicionais. O centro comercial tem uma atmosfera acolhedora espalhada por várias ruas animadas. O maior porto de pesca e mercado de peixe? Bem, isso resulta em peixe fresco diariamente e alguns dos melhores restaurantes de peixe do Algarve!

 

O Mercado Municipal de Olhão foi desenhado por Gustave Eiffel?


Curiosamente, você ouvirá muitas pessoas afirmarem que Gustave Eiffel projetou os edifícios do Mercado de Olhão. Sim, o mesmo Gustave Eiffel atrás da Torre Eiffel, e em Portugal a Ponte Maria Pia, no Porto. Vários blogues, posts no Instagram, sites de hotéis locais e até a Wikipédia continuam a listar o Olhão Mercado como uma das suas obras. No entanto, isso simplesmente não é verdade. A inscrição oficial no registo português do Património Cultural não o lista como arquitecto ou designer.

Caíque Bom Sucesso


Atrás do mercado municipal, num pequeno cais, encontrará uma réplica de um barco chamado Caíque Bom Sucesso. Este tipo de barco chama-se caíque e o nome traduz-se em Boa Sorte em português. A história deste barco? O original, uma pequena embarcação de 20m de comprimento e 5m de largura, faria a traiçoeira viagem através do Atlântico de Olhão até o Brasil em 1808. É um ponto de orgulho particular e um grande evento na história da cidade. O pano de fundo desta história é a ocupação francesa de Portugal no início do século 19. No início de Junho de 1808, uma pequena revolta em Olhão, envolveria todo o Algarve. Em meados de junho, na sequência de uma série de pequenas batalhas terrestres e combates navais por parte dos simples pescadores e agricultores de Olhão uniram as principais cidades de Faro e Tavira.

Praia da Culatra


A Ilha da Culatra ou Ilha da Culatra, é uma das ilhas de bancos de areia que se situa a sul de Olhão. A ilha ainda faz parte do parque natural da Ria Formosa e é uma das ilhas-barreira que abriga as águas da lagoa. É um passeio de ferry de 20 minutos para chegar à Ilha da Culatra a partir de Olhão. No lado sul da ilha encontra-se a longa faixa de areia dourada que compõe a Praia da Culatra ou apenas a Praia da Culatra. Em frente, no lado norte, você encontrará as lagoas, piscinas e prados de ervas marinhas que são um habitat para a vida selvagem local. Para além da vila e das suas instalações, a Praia da Culatra é também servida por um bar de praia que oferece todas as comodidades habituais de praia para um dia na praia.

 

Praia da Armona


A leste da Ilha da Culatra encontra-se a segunda ilha de bancos de areia nas imediações de Olhão, Ilha da Armona ou Ilha da Armona. É mais uma curta viagem de ferry desta vez a leste de Olhão. A doca de ferry leva diretamente para as pequenas ruas da Ilha da Armona, onde você encontrará vários, bares, cafés e pequenas lojas. Aqui você pode encontrar refrescos e seu equipamento de praia típico antes de ir para a praia. Tecnicamente, existem duas praias oficiais na Ilha da Armona, Praia da Armona Ria e Praia da Armona Mar. Praia da Armona Ria enfrenta a Ria Formosa e fica bem ao lado da doca de balsas. A Praia da Armona Mar é talvez a praia mais deslumbrante e está virada para o oceano. É um longo trecho de areia branca que se estende por vários quilômetros. De facto este troço de praia torna-se Praia da Fuseta no outro extremo da ilha

 

 

 

® OUR HOME PORTUGAL Todos os direitos reservados.
Powered by Casafari CRM
(0) (0)
+351 930 406 103 +351 962 417 399
O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais