Nômades digitais em Portugal: destinos mais escolhidos

20 janeiro 2024
Nômades digitais em Portugal: destinos mais escolhidos

Descubra alguns dos melhores locais portugueses para trabalhar remotamente.

 

Portugal faz parte da lista dos melhores países para trabalhar remotamente. Neste artigo, dizemos-lhe quais os destinos preferidos dos nómadas digitais.
 
O trabalho remoto trouxe um novo paradigma profissional a muitos portugueses e cidadãos de todo o mundo, tornando-se uma opção com muitas vantagens, nomeadamente liberdade temporal, geográfica e até financeira
 
A presença de cada vez mais nómadas digitais em Portugal acaba por ter um impacto positivo no mercado imobiliário português, por vários motivos:
  • Promovem a economia local - o facto de não estarem fixos numa empresa significa que precisam sempre de um local com internet para trabalhar, alojamento local, transportes e alimentação. Isso se traduz em um aumento da economia local, pois eles acabam investindo dinheiro em serviços e produtos locais.
  • Alojamento local - como eles precisam de um lugar para ficar durante o seu tempo aqui, eles são propensos a usar alojamento local ou até mesmo alugar um imóvel na área. Isso pode contribuir tanto para valores imobiliários mais altos em determinadas áreas, mas também para estimular a construção e restaurantes em locais subdesenvolvidos.
  • Investimentos imobiliários por estrangeiros - alguns podem amar Portugal e optar por viver aqui. Isto traduz-se em possíveis oportunidades de investimento estrangeiro que podem impulsionar o mercado imobiliário português a nível internacional. 
Segundo a Nomadlist, Portugal está muito bem posicionado no ranking mundial: Lisboa está em 1º lugar na lista dos melhores destinos para nómadas digitais, Madeira em 5º lugar, Portimão em 9º, Lagos em 11º, Porto em 17º e Ericeira em 24º lugar
 
Além disso, Portugal é um dos destinos escolhidos pelas boas condições que apresenta, nomeadamente por ter um visto de trabalho remoto; um bom nível de vida no que diz respeito ao custo de vida, à saúde e à segurança social; um alto nível de falantes de inglês, estabilidade política e segurança, ótimo clima e baixa poluição do ar.
 
Eis alguns dos destinos portugueses mais escolhidos:

Lisboa

A capital portuguesa é uma das cidades mais desejadas para se viver, e onde você encontrará muitas atrações turísticas e culturais para explorar. Também é facilmente acessível em termos de alojamento, transportes, supermercados e hospitais. 
 
Há também uma grande diversidade de mercados locais e acessíveis. O nível de qualidade de vida é muito positivo e equilibrado, com as montanhas e a praia a cerca de 30 minutos de distância.  
 
É uma das cidades com mais espaços de coworking, e deixamos duas sugestões perto do centro: Sitio Work Marquês de Pombal, no centro da capital;  Idea Spaces Parque, a 8 minutos de carro do aeroporto.

Madeira

A ilha portuguesa que os nómadas adoram. É aqui que se baseia a primeira Digital Nomad Village: a Digital Nomad Village Madeira Islands, que pretende replicar a aldeia para nómadas digitais, no concelho da Ponta do Sol, no Funchal. O objetivo foi alcançado: foi criada uma comunidade unida que acolhe nômades de vários países, que visitam a ilha e passam longas temporadas aqui.
 
A ilha proporcionou , assim, excelentes condições locais para acolher nómadas: desde alojamento, restauração local e mercados, toda a gente se conhece e há muita interação com os locais.
 
É um destino cada vez mais atrativo que nos tem permitido aliar o útil ao agradável: trabalhar e viver numa das mais belas ilhas portuguesas, rodeado por paisagens naturais únicas e pela tranquilidade da vida fora do ambiente citadino, desfrutando de um ambiente um pouco mais rural e acolhedor.

Portimão

É considerada a segunda melhor cidade para se viver no Algarve. O bom tempo, a proximidade à praia e ao aeroporto de Faro podem ser bons argumentos para quem aqui quer viver e trabalhar.  
 
Tem quatro hospitais, resultado de uma economia muito desenvolvida, e é também um lugar muito atraente para estrangeiros e muito turístico. 
 
Por ser conhecido internacionalmente, o inglês é um idioma muito comum por aqui, o que é outro ponto a favor dos nômades digitais, além do espaço de coworking a 500 metros a pé do centro,  o CoCreate Coworking.

Lagos

É um dos destinos mais populares do Algarve, sendo uma cidade costeira muito turística, mas também cada vez mais digital. Prova disso é que é uma das cidades pioneiras na criação de um projeto 100% português, para ajudar nómadas digitais e quem trabalha remotamente a instalar-se em Lagos, juntando pessoas de todo o mundo: Lagos Digital Nomads. 
 
Há também outros espaços de coworking disponíveis e bem localizados, como o Centro - Work & Event Space e o Colagos - Cowork Municipal, ambos no centro de Lagos.
 
Há também uma excelente oferta de serviços e bens locais, além das belas praias e do ritmo de vida tranquilo.
 

Porto

É considerado o segundo maior centro económico do país, partilhando com Lisboa o espírito cosmopolita e citadino, mas com um ritmo de vida ligeiramente mais lento. O Porto é uma cidade muito económica e ideal para viver e trabalhar. 
 
A cidade Invicta é contemplada pelo seu encantador centro histórico, a bela Ribeira, o delicioso vinho do Porto e a típica francesinha. É também conhecida lá fora pela mítica Livraria Lello. 
 
Há inúmeros lugares para descobrir fora do horário de trabalho, e você também pode optar por trabalhar à beira do rio, desfrutando de uma vista completa da cidade. Existe uma grande variedade de atracções culturais e turísticas no centro da cidade e nas suas imediações. 
 
Pode facilmente encontrar alojamento e bons acessos a transportes e locais de trabalho, dos quais destacamos dois, mesmo no centro: Typographia Cowork, mesmo no centro histórico do Porto; e Porto I/O, também no centro, na zona da Ribeira.
 

Ericeira

A bela vila de pescadores, repleta de vilas de pescadores, atrai surfistas de todo o mundo. Praias como Ribeira d'Ilhas e Coxos são bem conhecidas, não só por sua beleza, mas também por sediar etapas de competições mundiais de surf.
 
O turismo local é forte, assim como a presença de estrangeiros que visitam a vila durante todo o ano. Não faltam boas opções de alojamento perto das praias e mercados locais com peixe fresco.  
 
A localização privilegiada perto do mar e da cidade, bem como a quantidade de negócios locais, leva muitos a desejar ficar e viver aqui. 
 
Entre espaços de yoga e outras atividades que juntam diferentes culturas, sugerimos o WOT Ericeira e o Cowork Salt, no centro histórico da Ericeira.

Cascais

A aldeia favorita de muitos cidadãos estrangeiros para viver a sua reforma ao máximo, e desfrutar de todas as condições para um ritmo de vida tranquilo e tranquilo.
 
Ideal para nômades que gostam de trabalhar a 5 minutos a pé da praia e com uma bela vista para o mar. O lugar perfeito para desfrutar de peixe e marisco portugueses num dos muitos restaurantes à beira-mar, a 30 minutos de carro da capital.
 
Tornou-se um verdadeiro atrativo para investimentos estrangeiros, pois é um local com alta atração turística nacional e internacional
 
Apesar de ser uma aldeia, tem um hospital a 15 minutos de carro do centro, mercados locais e várias opções de alojamento e trabalho. Sugerimos dois espaços de coworking muito bem localizados: Luna House & Cowork, a 500 metros do centro de Cascais e Lobo Cowork Estoril, a 5 minutos a pé da praia.

Faro

É considerada a "capital" do Algarve, e um dos destinos turísticos mais cobiçados internacionalmente. Dado o alto número de estrangeiros, pode ser um bom lugar para morar temporariamente, pois reúne diferentes culturas, várias opções de hospedagem e praias paradisíacas com temperaturas amenas.
 
Turismo, hotelaria e catering estão muito presentes e desenvolvidos, sendo também uma ótima opção para quem trabalha remotamente nestas áreas. É possível ter um estilo de vida saudável e tranquilo. Sugerimos o espaço de coworking Faro Avenida , a 3 minutos a pé do centro.

Braga

Cheio de elementos culturais, arte e história, é um destino que deixa qualquer um rendido à parte norte do país. É considerada uma das cidades empreendedoras, devido ao elevado número de empresas 100% portuguesas aqui sediadas, sobretudo nas áreas do marketing digital. 
 
Alojamento não falta, bem como boas acessibilidades a supermercados, hospitais e mercados locais. Pode visitar os vários monumentos e desfrutar da gastronomia típica.
 
Sugerimos estes dois espaços de coworking: Braga Business Center, no centro da cidade e ER Braga Coworking, no centro histórico.
 
Apesar de estes serem os principais destinos escolhidos pelos nómadas digitais, há cada vez mais espaços de coworking em diferentes cidades do país, bem como uma aposta crescente no desenvolvimento de alojamentos e várias opções imobiliárias por parte das Câmaras Municipais, para atrair mais nómadas para Portugal, sobretudo para o interior do país.
por supercasa
 
Necessita de Saber mais ? 
 
 
® OUR HOME PORTUGAL Todos os direitos reservados.
Powered by Casafari CRM
(0) (0)
+351 930 406 103
O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais