5 fantásticas cascatas para descobrir no Algarve

27 setembro 2023
5 fantásticas cascatas para descobrir no Algarve

O Algarve é muito associado às suas praias, mas, para além delas, poderá aqui encontrar cascatas de uma beleza singular e singela, em locais como a Serra de Monchique, Loulé ou Tavira. Algumas delas dão-lhe mesmo a possibilidade de desfrutar de uns banhos refrescantes, permitindo-lhe esquecer que se encontra a uma curta distância de algumas das melhores praias de Portugal.

 

Tratando-se de uma das regiões mais secas do país, é natural que muitas destas cascatas desapareçam durante o Verão. E as que conseguem subsistir durante todo o ano, tornam-se ainda mais majestosas quando chove, criando um cenário mágico difícil de imaginar numa região como o Algarve, mais famoso pelo sol e pelas praias do que pelas quedas de água.

Caso queira partir à descoberta de um Algarve mais genuíno, longe da confusão turística, deixamos-lhe algumas das mais bonitas cascatas que pode encontrar nesta maravilhosa região. Escolha a sua preferida e para à descoberta de segredos conhecidos apenas pelos moradores locais.

1. Cascata do Barbelote (Monchique)

Cascata do Barbelote
Cascata do Barbelote

Esta magnífica queda d’ água pode ser encontrada no concelho de Monchique, bem perto do ponto mais alto de todo o Algarve, a Fóia. Apesar de quase secreta e conhecida pelos moradores locais, trata-se de uma das mais bonitas cascatas do Algarve.

 

Para chegar ao local, poderá percorrer um acesso automóvel a partir da estrada do Vale de Largo-Babelote, ou então percorrer um pequeno acesso a pé, onde, após 250 metros no meio da natureza, se vai revelar esta magnífica queda de água, que se impõe contra o fundo cinza da rocha e se encontra em contraste perfeito com o verde de Monchique.

2. Cascata de Alte (Loulé)

Cascata de Alte
Cascata de Alte

Esta queda de água da ribeira de Alte nasce na Quinta do Freixo e junta-se depois com a ribeira de Algibre, formando a ribeira de Quarteira. A cascata despenha-se de uma altura de 24 metros, terminando depois num grande lago.

Há quem diga que esta é uma queda de água artificial, construída no século XVII por Duarte de Melo Ribadeneyra. Artificial ou não, o que é certo é que este espaço sofreu recentemente algumas remodelações, tornando-o ainda mais propício ao lazer. Se está por aqui, vale a pena também visitar a belíssima aldeia de Alte, mesmo ao lado.

3. Cascata do Pego do Inferno (Tavira)

Cascata do Pego do Inferno
Cascata do Pego do Inferno

 

Esta belíssima cascata encontra-se a cerca de 7 km de Tavira, sendo uma das várias quedas de água da ribeira da Asseca, um dos mais importantes cursos de água desta zona.

A cascata vai terminar numa lagoa redonda, que se encontra rodeada de uma refrescante área arborizada, perfeita para descansar. Poderá chegar aqui através de um percurso pedestre, que se encontra devidamente sinalizado e que tem cerca de 500 metros.

4. Cascata do Penedo do Buraco (Monchique)

Cascata do Penedo do Buraco
Cascata do Penedo do Buraco

Esta magnífica cascata encontra-se perto de uma estrada alcatroada, existindo, por isso, condições muito favoráveis à visita. Para lá chegar, parta do Centro Museológico da Fóia, e siga para este pela estrada asfaltada.

O percurso encontra-se devidamente sinalizado, pelo que não terá dificuldades em chegar à cascata. No entanto, lembre-se que as águas apenas correm na época da chuva, pelo que essa é a altura ideal para visitar o local.

5. Cascata do Chilrão (Monchique)

Cascata do Chilrão
Cascata do Chilrão

Esta cascata é mais visível em época de chuva, podendo mesmo deixar de correr no tempo seco. Mesmo assim, por causa da paisagem que a rodeia, não deixa de ser uma das mais deslumbrantes e secretas cascatas do Algarve.

O local encontra-se perto da estrada que liga Marmelete ao Chilrão, bastando seguir a estrada e tomar o caminho à direita, que passa pelo Barranco do Preto e Cimalhadas. Junto à Cruz da Fóia, terá que seguir pelo caminho de terra batida que se encontra à direita, que o irá levar numa descida em direção a esta magnífica cascata.

by Vortexmag 

 

® OUR HOME PORTUGAL Todos os direitos reservados.
Powered by Casafari CRM
(0) (0)
+351 930 406 103
O nosso website utiliza cookies para melhorar a experiência do utilizador. Ao utilizar o website, confirma que aceita a utilização de cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.   Saiba mais